PROFESSORA DE CASINHAS PARTICIPA DE APLICAÇÃO DE PESQUISA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

A professora Karina Pereira da Silva, ex-gestora da Escola Municipal Pio XII do Junco e atualmente lecionando o 2º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima do Diogo, em Casinhas, participou da aplicação da Pesquisa Alfabetiza Brasil, ocorrida ontem, terça-feira (18.04), no Centro Universitário UniFBV, em Recife.

SOBRE A PESQUISA

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplica, desde 15 de abril, a pesquisa Alfabetiza Brasil, que deve dar suporte a políticas do Ministério para combater o analfabetismo escolar. O objetivo é estabelecer os parâmetros de um estudante alfabetizado, observando as habilidades e competências uma criança precisa dominar ao final do 2º ano do ensino fundamental.

A pesquisa fará um levantamento com 341 professoras alfabetizadoras de todo o Brasil. Esse grupo fornecerá subsídios para definir um padrão a ser utilizado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no sentido de estipular o percentual de estudantes alfabetizados até o final do 2º ano do ensino fundamental.